Assuma: Você tem um vira-lata e isso é lindo.


Sim, isso é lindo. Não é motivo de vergonha e sim de orgulho. Você fez a diferença na vida de um animal que provavelmente teria uma trajetória dura. Mas, para você que AMA e ASSUME seu vira-lata, esse texto pode não fazer muito sentido. "Como assim? Tem gente que não assume?"

Pois é meus amigos, algumas coisas me irritam com facilidade nesta vida, mas uma das coisas que na hora eu fico pensando "WHAT? SÉRIO? POR QUE?" é quando escuto a pergunta:

- Qual raça é o seu cachorro?

E a pessoa me responde:

- É mistura de Pinscher com Fox. :B
- É mistura de Yorkshire com Shih-tzu. :B
- É mistura de Poodle com Lhasa. :B
- É Collie com Labrador. :B
- É Pug com bulldog. :B

NÃO, eles não são mistura disso com aquilo. Eles são VIRA - LATAS. Não existe raça mista, isso se chama SRD (sem raça definida). Não é nobre ou poderoso ter um cão de raça. Tu não te tornas "pobre" por ser tutor de um cão sem raça. Você torna-se responsável por esse animal, seja ele de raça ou não e a sua única obrigação é cuidá-lo. Não por status e sim porque é uma escolha IMPORTANTÍSSIMA que você fez, que é zelar pela vida e o bem-estar dele. Simples assim. 



Boomer: adotei quando trabalhava no canil. Hoje ele mora com a minha mãe até mudarmos para uma casa.

Cães sem raça necessitam de uma alimentação balanceada, vacinas, cuidados veterinários, banhos, tosas e amor. Assim como um cão de raça definida também necessita. A diferença é que você pagou para obter um amor que está aí de graça. 

Caso ainda não esteja convencido, listarei motivos para adotar um cão:

- Poucos desses cães tem chances de sobreviver se não forem adotados.
- Eles correm risco diariamente: fome, brigas, doenças, atropelamentos, maus tratos e muitos outros.
- Eles possuem a mesma capacidade de brincar e demonstrar amor que um cão de raça.
- Cães, quando ensinados tem capacidade de fazer os mesmos feitos  (um exemplo disso é a famosa Estopinha do Alexandre Rossi - Dr. Pet) sendo de raça ou não.
- Muitas ongs e grupos voluntários precisam da colaboração e da boa vontade de pessoas. Possuem muitos animais que demoram meses e até anos para serem adotados. 
- Existem vários tamanhos, tipos de pelos e porte diferentes. Basta só escolher o que mais te agrada e combine com seu estilo de vida.
- Na maioria das vezes, as ongs/grupos dão o custo da castração e entregam o animal já com vermífugo em dia, coisa que na compra de um animal não acontece. (Muitos criadouros de cães só pensam no lucro e não no bem-estar do animal - Claro que isso varia de estabelecimento, mas não deixa de ser uma realidade).



Maya e Princesa Leia passeando. Leia foi a última que resgatei, está ainda aguardando por adoção na casa da minha mãe. Assim que mudarmos para uma casa, ela também vai junto.:x

Eu poderia falar muito mais sobre motivos e porquês de adotar um animal vira-lata. Mas espero, do fundo do meu coração, que vocês tenham entendido a mensagem principal dessa postagem. NÃO diga que seu cão tem raça se ele não tem. Se você tiver a oportunidade de escolher entre comprar um animal e adotar, por favor, adote. Não sinta vergonha de ter um amor incondicional e uma gratidão que só o vira-lata pode proporcionar. Você continuará sendo a pessoa que é, apenas vai ter feito uma BAITA diferença na vida de um bichinho. Não tenha vergonha, você tem um vira-lata E ISSO É LINDO. 





Contato de grupos voluntários aqui de São Leopoldo, eles com toda certeza, precisam da ajuda e apoio de vocês:

FOCINHOS DE RUA - Grupo querido que faz um trabalho lindo.

CORAÇÃO VIRA-LATA - Grupo que fiz parte durante um bom tempo, tem um lugar especial demais no meu coração.

SEMPA - Trabalhei por dois anos antes de se tornar SEMPA. Sei que possuem MUITOS animais que necessitam de adoção e muito amor.

**Por favor, entrem em contato com esses grupos APENAS se for para ajudar, pois trabalho eles já tem de sobra.

Bom, eu sou do time vira-latas. Tenho os meus e não tem dinheiro do mundo que mude esse sentimento. Hoje, moro em um apartamento apenas com a Maya e cinco gatos. Mas, queremos logo uma casa, para a família estar completa novamente com Boomer, Alf, P.Leia e Tequila. <3

Um super beijo meu e lambeijos deles. haha




Me acompanhem pelo:
Snap: jusluna - tem muita bicharada por lá. :P
Instagram: @jusluna
Twitter: julianesluna 

0 comentários:

Postar um comentário

Hellya

Made with by Odd Themes - Traduzido Por Mais Template