Receita: Pinhão


Olá granolas, tudo bem?

Semana passada fizemos um especial de festa Junina, lá colocamos um vídeo por dia com muitas receitas e dicas para essa data tão legal.

Uma das receitas que mais gostei foi o Pinhão de panela. E resolvi compartilhar ela hoje, pois vi em uma postagem no facebook da Sociedade Vegetariana, os benefícios do pinhão. 





Aqui vai o vídeo de como preparar o pinhão:



E aqui são as vantagens de consumir essa delícia:

Nutricionistas de todo mundo são unânimes em indicar o consumo de alimentos sazonais: eles são mais frescos, nutritivos e baratos. Se forem cultivados na própria região territorial do consumidor, melhor ainda. Essa é razão por que você deve ficar atento às mudanças na oferta dos produtos disponíveis nas bancas das feiras e dos supermercados. Todos os meses vai-se dando lugar a novos ingredientes, como o pinhão, disponível somente uma vez ao ano.
Poucos sabem, mas esta semente é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e de minerais importantes como o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco. As fibras nele contidas são aliadas do funcionamento saudável do intestino. Essa característica nutricional contribui para o controle do colesterol, auxiliando na eliminação dos sais biliares (substâncias produzidas por meio do colesterol e utilizadas na digestão das gorduras).
O potássio, nutriente importante do alimento, é conhecido como um vasodilatador. Uma vez que ele contribui para o aumento do diâmetro das artérias, o sangue passa a circular com mais facilidade no organismo, reduzindo, dessa forma, a pressão arterial. Consequentemente, ambos os nutrientes ajudam a evitar doenças cardiovasculares. Por ser um carboidrato complexo, garante maior saciedade e estimula o equilíbrio intestinal, recuperando a flora bacteriana e melhorando o sistema imunológico.
MAS, CONSUMA COM MODERAÇÃO...
Como todo alimento, é necessário consumir de forma equilibrada. O pinhão é uma semente bastante calórica e rica em carboidratos. Isso significa que ele garante energia para as atividades do dia a dia, mas é necessário ficar atento às porções.
A recomendação é ingerir 100 g por dia (10 unidades), o equivalente a 174 kcal (veja as informações nutricionais ao lado). O pinhão pode fazer parte da alimentação de qualquer pessoa, sem restrição de idade, desde que seja seguida a recomendação diária de consumo. A pesquisadora Cristiane Helm, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa (PR), diz que o alimento também é indicado para pessoas com doença celíaca, pois a farinha do pinhão não contém glúten.
“O pinhão deve ser ingerido cozido ou na forma de farinha, que pode servir como ingrediente para pães, massas alimentícias, biscoitos e bolos”. Para esse tipo de consumo, é necessário triturar o nutriente em um liquidificador ou processador. A farinha de pinhão pode substituir a farinha de trigo.
Fonte: revistavivasaude
Texto retirado deste link:

Um super beijo.
Até a próxima!



0 comentários:

Postar um comentário

Hellya

Made with by Odd Themes - Traduzido Por Mais Template